Nossa Equipa

Paulino Dias
Presidente Executivo / Conselho de administração

Paulino Dias (Presidente Executivo) - É Licenciado em Ciências Económicas pela Universidade Federal Fluminense (Brasil, 1999), Pós-Graduado e Mestre em Gestão pelo ISCEE/ISCTE (Cabo Verde/Portugal, 2006-2008), com diversas formações complementares nas áreas de Marketing, Corporate Finance, Análise de Mercados Financeiros, entre outros.
Em 2009 foi selecionado pela ONG “African Leadership Institute” como um dos potenciais futuros líderes da África, tendo participado, nesta condição, no programa “Desmond Tutu Leadership Program – 2009 Edition”, que decorreu em Cape Town e na Universidade de Oxford (https://alinstitute.org/17-about-fellows/231-paulino-dias).No campo profissional, Paulino Dias já regista uma assinalável experiência de mais de 20 anos, tendo assumido posições relevantes na Caixa Económica, o 2º maior banco de Cabo Verde (Administrador Executivo, de Agosto/2008 a Junho/2010), na IFH – Imobiliária, Fundiária e Habitat (Administrador Executivo, 2007), e na Shell Cabo Verde (várias posições, entre 2000 e 2007). Entre 2008 e 2012 foi igualmente professor universitário no Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (www.iscee.edu,cv) e na Universidade de Cabo Verde (www.unicv.edu.cv), tendo lecionado as cadeiras de Planeamento Estratégico, Liderança, Marketing Estratégico e Operacional, e Elaboração de Projetos de Investimento. Desempenhou, até dezembro de 2016, a função de Cônsul Honorário da Turquia em Cabo Verde. É membro do Conselho Consultivo do Instituto Pedro Pires para a Liderança (http://www.institutopedropires.org/). Desde julho/2010 é o Presidente do Conselho de Administração/CEO da PD Consult.

Diogo Lacerda Machado 
Vogal Não-Executivo / Conselho de administração


Advogado e Consultor Jurídico com mais de 35 anos de experiência profissional, Diogo Lacerda Machado é Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (1985) e Pós-Graduado em Direito Comunitário pelo INA (1987). É igualmente cursado em Feitura das Leis, ministrado pelo Serviço de Administração e Função Pública de Macau (1989) e em Mediação de Conflitos ministrado, em São Paulo, pelo Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil em 2002. Ex-Secretário da Justiça de Portugal (1999-2002), ex-Consultor do Primeiro-Ministro de Portugal em assuntos estratégicos e jurídicos de elevada especialidade e complexidade (2016-2017).
Diogo Lacerda Machado é um gestor prolífico, com uma vasta experiência em cargos de administração de empresas em vários países, tendo integrado Conselhos de Administração de empresas de renome como: a TAP Air Portugal (2017-2021), a Mystic Invest SGPS SA, holding do Grupo Douro Azul (Portugal, desde 2019),a EDP, Energias de Portugal (2006-2012), a SaeR, Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, Lda. (Portugal, 2014-2016), a Interfina, SGPS (Portugal, 1992.1995), a Caixa Económica de Cabo Verde (2010-2019), a Companhia de Seguros Ímpar (Cabo Verde, 2010-2015), o Banco da África Ocidental (Guiné-Bissau, 2012 até ao presente), a Geopactum (Angola, 2009-2013), a Geocapital (Macau, de 2008 até ao presente), o Moza Banco (Moçambique, 2007-2013), a VEM, Varig Engenharia e Manutenção (Brasil (2006-2007). Presidiu igualmente, ou preside, as Mesas de Assembleia-Geral de empresas como a Pharol, SGPS (desde 2017), a Reditus, SGPS (2007-2017), PT Inovação (2006-2009), entre outras. 

Helena Teixeira de Sousa  
Vogal Não-Executiva / Conselho de administração


Helena Sousa, Licenciada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil (1988), é Especialista na área de Recursos Humanos, com mais de 30 anos de experiência profissional. O seu percurso inclui passagens pelo Instituto Cabo-verdiano de Menores, Centro de Emprego da Praia, Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional e Instituto Nacional de Previdência Social (onde já desempenhou funções de Diretora de Recursos Humanos, Diretora do Gabinete de Estudos e Planeamento, entre outras). Possui igualmente uma vasta experiência como Consultora nas áreas Organizacional e de Recursos Humanos, tendo estado envolvida, nesta condição, em dezenas de projetos para clientes públicos e privados em Cabo Verde. 

Maria Ramos
Diretora Administrativa e Financeira / Equipa Técnica

Maria Ramos, Economista com especialidade em Finanças e Crédito, pela Universidade Estatal de Construção Civil da Rússia, detém ainda o Curso de Formação de Formadores para o Desenvolvimento Comunitário, Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos.

Com mais de 10 anos de experiência profissional, atualmente é Diretora Administrativa e Financeira da PD Consult, tendo assegurado a coordenação logística e administrativa-financeira de vários projetos de consultoria envolvendo equipas multidisciplinares de consultores. Ainda na área de consultoria, deu apoio em alguns projetos como Assistente de pesquisas/ levantamento de dados.

Cláudia Martins
Diretora Comercial / Equipa Técnica

Cláudia Abreu Martins é Licenciada em Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (Cabo Verde, 2010), Pós-Graduada em Gestão Global pelo ISCEE/ISCTE (Cabo Verde/Portugal, 2011). Fez parte da constituição da primeira Associação de Estudantes do ISCEE – Pólo da Praia, onde foi a primeira presidente eleita e, juntamente com outros colegas, criou o Clube de Inglês que ainda existe. 

No campo profissional, Cláudia Abreu Martins, com 22 anos de experiência, exerceu funções em Organismos Internacionais e Nacionais, Função Pública e em Empresas Privada, nomeadamente: SCRYPTUS1 Lda e CULTUR Lda (Assessora da Administração de Abril/2019 a Maio/2021), Projeto LAND – PRIME CONSULTING (Diretora de Escritório de Outubro/2014 a Outubro/2016), Ministério da Administração Interna (Diretora de Serviços dos Recursos Humanos e Gestão Patrimonial de Março/2012 a Outubro/2014). Foi docente no ISCEE - Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, tendo lecionado as cadeiras de Práticas de Gestão Empresarial e Introdução à Organização e à Gestão. Apoia a título voluntário a Fundação Cultural José Andrade da ilha Brava.  

Entra para Equipa da PD Consult a partir de Maio/2021, exercendo a função de Diretora Comercial. 



Yuri Queita 
Diretor de Produção / Equipa Técnica

Yuri Queita é licenciando em Ciência Política e Administração Pública, possuindo ainda um leque diversificado de formações (capacitação de curta-média-longa duração, de entre as quais de destacam o domínio de gestão de projetos; comércio externo; desenvolvimento do setor privado; gestão de emigração/imigração; e internacionalização empresarial.  

Profissionalmente, Yuri Queita possui já uma sólida experiência, primeiro como técnico de suporte no Gabinete Técnico de Seguimento dos Realojamentos (GTSR) da Câmara Municipal da Amadora; depois como técnico do departamento de projetos na Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde, e posteriormente, como coordenador de negócios internacionais da PD Consult). 




Fernanda Spencer 
Coordenadora da PD Consult Academy / Equipa Técnica

Fernanda Marinha Spencer, cabo-verdiana, formada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Gestão (Lisboa - 1983) e Técnica de Artes e Ofícios do Espetáculo pelo EPAOE (Lisboa - 1996), constitui a sua primeira empresa de animação cultural em Lisboa em 1997, especializando-se em atividades infantis, tendo trabalhado com Instituições como o Século ou a Fundação Calouste Gulbenkian.

De regresso a Cabo Verde no ano de 2000, assume o cargo de Secretária Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Barlavento, onde, por mais de 7 anos gere e coordena a formação profissional da Instituição. É nesse papel que participa de diversas ações intensivas de formações, no Centro de Formação da OIT em Turim, sobre Sistemas de Gestão, Preparação e Coordenação de Formações, Supervisão e Avaliação de Programas de Educação Técnica e Formação Profissional, Informação sobre o Mercado de Trabalho e Gestão de Sistemas de Educação Profissional, entre outros. Assume de 2005 a 2007, simultaneamente, a gestão e coordenação da formação, da FNEC, Federação Nacional dos Empregadores Cabo-verdianos. Em 2007 torna-se então formadora da OIT do programa GERME, na qual se certifica em 2018.

Já na ilha de Santo Antão, trabalha como consultora e formadora para instituições como a CRP, POSER, IEFP, Câmara do Comércio de Barlavento entre outras Instituições. Em 2019, inicia a sua formação como formadora no ensino à distância da qual já acumula 140 horas, entre formação inicial para E-formadores e animação de sessões de formação online. Interessa-se em particular pelo desenho de cursos de cariz inovador, que possam ir ao encontro das necessidades específicas de empresas, particulares e das instituições públicas. Gosta de incentivar os formadores para a dinâmica da comunicação bilateral do saber e na introdução de formas interativas e criativas na partilha de conhecimentos. De forma social, é Secretário de Mesa de Assembleia da CRP- SA – Conselho de Parceiros de Santo Antão e Presidente de Mesa de Assembleia da FUNDAMENTAL- Fundação de Defesa, Preservação e Desenvolvimento Ambiental Sustentável.

Samuel Silva 
Técnico de Produção / Equipa Técnica

Cabo-verdiano, licenciado em Economia pela Universidade de Cabo Verde em 2017, tendo defendido, para efeito, um trabalho de fim de curso, intitulado “Instituições e Crescimento Económico - Uma Aplicação Econométrica aos Países da África Subsariana (1990 – 2014)”.

É colaborador da PD Consult, desde abril/2019, tendo desempenhado as funções de Técnico Superior na área de Produção, com participação na elaboração de planos de negócio, realização de estudos de viabilidade económica e financeira de diversos projetos, avaliação de desempenho económico e financeiro de empresas nas demais diversas áreas.