Publicado em: 16 de maio de 2025
Nesta edição da nossa newsletter, destacamos os principais desenvolvimentos do setor económico cabo-verdiano, com enfoque em iniciativas estratégicas, investimentos e tendências regulatórias. Acompanhe os conteúdos selecionados e fique a par do trabalho que temos vindo a desenvolver com os nossos parceiros e clientes, em prol de um ambiente económico mais sustentável e dinâmico.
Grupo hoteleiro espanhol foi responsável pela chegada de cerca de um terço do total de turistas que, em 2024, visitaram Cabo Verde. A cadeia hoteleira espanhola tem seis hotéis no país e, segundo o ministro do Turismo, tem um peso significativo na economia nacional.
Ler maisO Banco de Cabo Verde (BCV) apresentou hoje o Relatório de Política Monetária referente a abril de 2025, destacando o forte dinamismo da economia nacional em 2024, que cresceu 7,3%, impulsionada pelo consumo privado e pelas exportações de serviços, especialmente do turismo.
Ler maisNo primeiro trimestre de 2025, o indicador de clima económico se situou acima da média da série, tendo atingido um valor superior relativamente ao mesmo período do ano 2024, revelando que a conjuntura económica é favorável, conforme informou hoje o Instituto Nacional de estatísticas (INE).
Ler maisA agência de notação financeira Fitch Ratings manteve hoje o ‘rating’ de Cabo Verde em B, com perspetiva de evolução estável, antevendo um crescimento da economia de 5,5% este ano e o próximo e a redução da dívida.
Ler maisO Ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, considera que o Balcão Único de Investimentos (BUI) é um passo crucial para a atração de investimentos para o país.
Ler maisO Fundo Monetário Internacional (FMI) e as autoridades cabo-verdianas anunciaram, na terça-feira, na Praia, mais uma avaliação intercalar positiva dos dois programas a decorrer no arquipélago, permitindo novos desembolsos do fundo e uma extensão até dezembro de 2026.
Ler maisO crédito é o principal serviço das instituições de microfinanças em Cabo Verde, concedido sobretudo a mulheres e ao comércio e serviços, segundo o mais recente relatório sobre o sector, consultado hoje pela Lusa.
Ler maisO Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em Cabo Verde deverá manter a tendência de diminuição iniciada em 2024. As projeções para 2025 e 2026 são negativas, segundo o Relatório de Política Monetária divulgado esta segunda-feira pelo Banco de Cabo Verde (BCV).
Ler maisDe acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de clima económico relativo ao primeiro trimestre de 2025 alcançou um valor recorde, o mais elevado dos últimos 12 anos, sinalizando uma conjuntura amplamente favorável.
Ler maisMINISTÉRIO DAS FINANÇAS E DO FOMENTO EMPRESARIAL > Direção Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão
Delegando poderes do Ministro das Finanças na Diretora Nacional de Receitas do Estado atendendo aos Acordos das Autoridades Competentes no âmbito do FATCA, CRS e CbCR.
MUNICÍPIO DE SÃO SALVADOR DO MUNDO > Câmara Municipal
Nomeando Kelton Patrick Gomes da Veiga, para exercer o cargo de Diretor Financeiro da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo.
MUNICÍPIO DA RIBEIRA GRANDE DE SANTO ANTÃO > Assembleia Municipal
Aprovando o Orçamento do Município de Ribeira Grande para o ano Económico de 2025.
MUNICÍPIO DA RIBEIRA GRANDE DE SANTO ANTÃO > Assembleia Municipal
Autorizando a Câmara Municipal a contrair empréstimo Obrigacionista junto da Bolsa de valores de Cabo Verde através de emissão de um Social Bond no valor de 100.000.000$00.
A MOAVE pretende recrutar, mediante contrato individual de trabalho, um técnico para exercer as funções de Técnico Administrativo/Comercial na Ilha de São Vicente. Saiba mais no botão abaixo.
Ler maisA Direção Geral de Administração Pública tem abertos concursos especiais para recrutamento de técnicos. A candidatura decorre de 13 a 28 de maio de 2025. Saiba mais no botão abaixo.
Procuramos dois Consultores Seniores com as seguintes competências:
Consultor Sénior:
• Doutoramento em Administração Pública, Gestão Pública ou área afim (preferencial, mas não obrigatório);
• Mestrado em Administração Pública, Gestão de Serviços Públicos, Auditoria no Setor Público, ou áreas relacionadas (obrigatório);
• Formação de Formadores;
• Formação adicional em Gestão de Recursos Humanos, Qualidade e Auditoria no Setor Público ou áreas afins.
• Experiência prática e de liderança em administração pública e gestão de autarquias locais (mínimo de 6 anos);
• Experiência na elaboração de documentos normativos e manuais operacionais para serviços públicos, com ênfase na inspeção e auditoria (mínimo de 5 anos);
• Experiência comprovada no desenvolvimento e implementação de sistemas de controle e qualidade em serviços públicos (mínimo de 3 anos);
• Fluência em português.
Perito sénior:
• Pós-graduação em Gestão Pública, Direito Administrativo, Auditoria Pública, ou áreas relacionadas;
• Formação de Formadores;
• Formação complementar em Gestão de Recursos Humanos ou Instrumentos de Auditoria Pública.
• Experiência em auditoria e inspeção no setor público, com foco na administração pública local ou em serviços de fiscalização e controle (mínimo de 4 anos);
• Proficiência em português, com habilidades em redação técnica e elaboração de relatórios operacionais;
• Conhecimento profundo da legislação administrativa e fiscal aplicável às autarquias locais e à descentralização;
• Experiência no desenvolvimento de guiões de implementação e capacitação de inspetores ou pessoal técnico de fiscalização (3 anos).
Se corresponde a algum dos perfis mencionados, envie o seu currículo, clicando no botão abaixo, até o dia 19 de maio de 2025.